fechar
Saiba como ajudar a criança com TDAH a superar desafios

Saiba como ajudar a criança com TDAH a superar desafios

  • 22 de julho de 2021
  • Postado por: Toctoctoc

Com causas genéticas, o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) na infância causa sintomas como desatenção, inquietude e impulsividade e leva muitos pais a buscarem como ajudar a criança. Para começar, é importante que eles considerem que é muito comum que quem sofre desse transtorno apresente dificuldade de cumprir regras.

Isso acontece porque a criança encontra problemas em prestar atenção tempo o suficiente para entender as orientações, além de acabar por esquecê-las com muita facilidade por ter sua memória afetada pelo transtorno. No entanto isso não significa que os pais e responsáveis precisam deixar de estabelecer diretrizes, visto que elas ajudam no desenvolvimento contínuo dessas habilidades no filho.

Por isso, observando como ajudar a criança com TDAH, os pais e responsáveis devem estabelecer regras simples e específicas, que sejam de fácil compreensão dos pequenos. Também pode ajudar na fixação pedir que o filho repita a orientação e/ou escrevê-la em um papel, deixando-a em um local de fácil acesso.

Atribuir responsabilidades e tarefas fáceis colabora para que as crianças se sintam úteis e valorizadas. Para que elas se lembrem de cumprir tanto as regras quanto as tarefas, uma estratégia eficaz é criar um sistema de gratificação com acúmulo de pontos por atitude positiva e atividade cumprida, diminuindo a pontuação em caso de infrações. Combine com o pequeno seu prêmio e não deixe de recompensá-lo quando merecer.

Além disso, a prática do reforço positivo é essencial para os pais e responsáveis que estão pensando em como ajudar a criança com TDAH. Palavras de incentivo, como ‘muito bem’ e ‘parabéns’, para elogiar bons comportamentos colaboram para a autoestima do filho e ajudam sua motivação. Quando o elogio não é possível, a crítica precisa ser feita, mas sempre por meio de um diálogo e sem exageros.

A organização é outro desafio para quem sofre com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Ajudando a criança a desenvolver isso aos poucos, os pais e responsáveis podem planejar atividades com antecedência, estimulando ainda o uso de agendas, cronogramas. Mudanças que alterem sua rotina de algum modo, como festas, também devem ser avisadas antes da sua ocorrência.

Paciência

Buscando alternativas de como ajudar a criança com TDAH, os pais e responsáveis não podem esquecer nunca que nenhuma estratégia irá dar resultados sem que eles também dediquem muita paciência e bom humor ao tratamento do filho. Isso ajudará a evitar conflitos em situações em que o pequeno não presta atenção em algo importante ou haja impulsivamente.

Do mesmo modo, a compreensão e o respeito pelos filhos são essenciais para pais e responsáveis por crianças que sofrem com o TDAH. Elas terão dias bons e dias ruins e precisarão de apoio, principalmente porque estão dando o seu melhor para cumprir as expectativas, mas nem sempre isso será possível. Levando isso em consideração, comparações com outras crianças devem ser evitadas.

Pensando em como ajudar a criança com TDAH a manter um bom rendimento escolar, os pais e responsáveis podem buscar promover encontros periódicos com os professores dos filhos. Juntos, eles podem unir esforços para adequar as atividades conforme as possibilidades da criança, contribuindo aos poucos para o desenvolvimento de novas habilidades.

Descubra como identificar os sinais do TDAH na criança

Conheça os sintomas do TDAH na infância

Deixe um comentário

Seu comentário será moderado antes de ser publicado.

Seu endereço de e-mail não será publicado.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *