fechar
Importância da organização e rotina na infância

Importância da organização e rotina na infância

  • 12 de novembro de 2021
  • Postado por: Toctoctoc

Incentivar organização e rotina na infância é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e responsabilidade da criança, o que se refletirá ao longo de toda sua vida. Além disso, contribui para evitar correria e estresse no dia a dia e para o relacionamento familiar harmônico e saudável.

Muitos pais ou outros responsáveis acabam não ensinando aos filhos como cuidarem da casa e de suas próprias coisas, o que pode ser prejudicial não só no presente, mas também no futuro.

Isso porque, sem organização e rotina na infância, as crianças podem se transformar em adultos que não conseguem assumir compromissos, planejar e perseguir objetivos.

BENEFÍCIOS

Inserir os pequenos nas tarefas diárias de casa traz diversos benefícios. Organizar os brinquedos, arrumar a cama, varrer o chão, secar a louça, ajudar no jardim, tirar o lixo, entre outras atividades, desde que monitoradas pelos cuidadores, ajudam no desenvolvimento infantil.

E quando a garotada auxilia na execução das atividades que envolvem a rotina do lar, passa a desenvolver mais responsabilidade, independência, noção de respeito, coordenação motora, além de se sentir útil e próxima da família.

Também é importante que os pequenos tenham programados os momentos para fazerem as refeições, tomar banho, estudar, estar com os familiares e brincar.

De uma maneira geral, organização e rotina na infância ajudam a tornar a vida das crianças mais tranquila, pois o ordenamento do tempo e das atividades possibilita que elas antevejam o que acontecerá e se adaptem para a próxima tarefa.

GRADUAL

O incentivo para que haja organização e rotina na infância deve ocorrer de maneira natural. Quando introduzidas de forma gradual, as atividades domésticas deixam de representar algo desagradável ou uma imposição para se tornarem algo comum, necessário ao próprio bem e da família como um todo.

Afinal, quando todos contribuem, ninguém fica sobrecarregado. Sendo assim, todos têm mais tempo para o lazer em conjunto.

Nesse contexto, os pais ou outros responsáveis podem incentivar pedindo a ajuda do filho e explicando a importância das atividades de casa e da organização do tempo. Aos poucos, os afazeres vão se integrando à rotina da criança e, a cada mudança de faixa etária, muda o comprometimento e a tarefa a ser cumprida.

PACIÊNCIA

Uma dica importante para incentivar organização e rotina na infância é que os adultos tenham paciência ao ensinar e deixem de lado o perfeccionismo.

Com o passar do tempo, os pequenos vão melhorando suas habilidades e, consequentemente, as tarefas serão melhor executadas. Além disso, sempre é bom elogiar para que eles fiquem mais motivados.

Também é importante lembrar que a garotada não deve ser sobrecarregada de responsabilidades domésticas, pois precisa de tempo para brincar livremente, descansar e fazer outras atividades sem programação prévia.

Ainda é preciso ter em mente as singularidades de cada criança. Algumas conseguem sair da escola e ir direto para um curso de inglês ou aula de natação por exemplo. Já outras precisam de intervalos entre as atividades.

Vale destacar que não é somente o filho que deve ter um cronograma e cumprir tarefas em casa. Os pais ou outros responsáveis precisam dar o exemplo e se organizar para que seja mais fácil seguir a rotina da casa.

Deixe um comentário

Seu comentário será moderado antes de ser publicado.

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *