fechar
Descubra como identificar os sinais do TDAH na criança

Descubra como identificar os sinais do TDAH na criança

  • 20 de julho de 2021
  • Postado por: Toctoctoc

Para saber como identificar os sinais do TDAH na criança e descobrir se o filho precisa de acompanhamento médico, os pais e responsáveis precisam começar pelo conceito. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, genético e hereditário caracterizado pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Um dos transtornos mais comuns nas crianças, ele se divide em três tipos: TDAH do tipo hiperativo, TDAH do tipo desatento e TDAH do tipo combinado. Costuma ser mais notável quando os pequenos estão com seis ou sete anos de idade, tanto no contexto escolar, quanto nas relações socais, e pode aparecer nos graus leve, moderado e grave.

Buscando como identificar os sinais do TDAH na criança, os pais e responsáveis devem ficar atentos para os seguintes comportamentos nos filhos:

Desatenção

Crianças que sofrem com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade apresentam a falta de atenção de maneira muito acentuada. Desse modo, acabam se distraindo facilmente, perdendo o foco do que estavam fazendo, seja por alguma mudança no ambiente ao seu redor, seja de pensamento. Além de também possuírem déficits cognitivos na memória e na concentração.

Isso dificulta a realização de atividades rotineiras, como cumprir tarefas escolares que exijam mais tempo e dedicação ou conseguir ter uma conversa mais duradoura. A memória curta e a dificuldade de acessar lembranças aparecem de forma mais intensa nas crianças que têm TDAH do tipo hiperativo, prejudicando ainda mais seu rendimento escolar.

Agitação intensa

Um dos principais sintomas do TDAH, a agitação em excesso e incontrolável na infância causa grande inquietude nos pequenos. Os pais e responsáveis que estão descobrindo como identificar os sinais do TDAH na criança devem observar se os filhos têm dificuldade de ficar parados, se entediando com facilidade. A fala excessiva e descontrolada também é uma característica comum.

Tais comportamentos costumam ser vinculados à impulsividade. Com o autocontrole prejudicado, as crianças agem repentinamente e, na maioria das vezes, sem considerar as consequências dos seus atos. O que faz com que os filhos com TDAH acabem se machucando mais seguidamente.

Ansiedade

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade gera nas crianças, ainda que de forma passageira, a ansiedade. Isso porque, muito agitadas e sem paciência, elas têm muita dificuldade de esperar sua vez para responder uma pergunta em sala de aula, por exemplo, ou de realizar atividades mais paradas.

Dificuldade de cumprir regras

É comum que os pequenos que sofrem com o transtorno encontrem muita dificuldade para cumprir regras. Mas os pais e responsáveis que estão aprendendo como identificar os sinais do TDAH na criança devem lembrar que isso não é um indício de rebeldia. Na verdade, o pensamento acelerado e a falta de concentração atrapalham o entendimento do filho, que acaba não seguindo a orientação.

Após aprender como identificar os sinais do TDAH na criança, é importante que os pais e responsáveis avaliem também o contexto, visto que o nervosismo, medo, ansiedade, etc., podem aparecer momentaneamente em diversas situações. Caso reconheçam que os comportamentos são duradouros e aparecem com frequência, é preciso procurar um profissional que ajudará no tratamento do TDAH, que não tem cura.

Saiba como ajudar a criança com TDAH a superar desafios

Conheça os sintomas do TDAH na infância

Deixe um comentário

Seu comentário será moderado antes de ser publicado.

Seu endereço de e-mail não será publicado.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *