fechar
Conheça quatro formas de ajudar seu filho a se alimentar melhor

Conheça quatro formas de ajudar seu filho a se alimentar melhor

  • 13 de julho de 2021
  • Postado por: Toctoctoc

Cientes da importância da boa alimentação da criança durante a fase de desenvolvimento, é comum que pais e responsáveis se preocupem com os filhos que não demonstram muito apetite ou querem comer sempre os mesmos alimentos, não consumindo todos os nutrientes necessários para um crescimento proporcional e saudável. Sem falar nos pequenos que dão preferência aos doces e frituras, que podem ser grandes ‘vilões’.

Cinco vezes mais propensas do que os adultos a desenvolverem o distúrbio, as crianças com má alimentação podem acabar apresentando quadro de obesidade infantil, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que acarreta prejuízos à saúde. Para aqueles que comem pouco ou têm cardápio muito restritivo, a anemia é uma das consequências prováveis a serem desenvolvidas.

Com a tarefa de construir hábitos alimentares saudáveis nos pequenos, os pais e responsáveis podem colocar em prática quatro formas de ajudar seu filho a se alimentar melhor:

Comece dando o exemplo

É comum que os filhos, principalmente os menores, repitam o que escutam os adultos falando, e o mesmo acontece com as ações. Por isso, as crianças podem começar a compreender a importância da boa alimentação durante a fase de desenvolvimento ao verem os pais ou responsáveis ingerindo alimentos saudáveis como frutas e legumes.

Para tal, é importante que as refeições sejam feitas de forma conjunta entre os familiares. O exemplo também serve para incentivar que as crianças experimentem comidas com as quais não estão acostumadas. Por meio do laço de confiança firmado com o adulto cuidador, podem provar coisas novas com seu incentivo. Lembrando que tudo bem se não gostarem, outro dia se tenta novamente.

Evite trazer alimentos ‘ruins’ para casa

Todos os dias o público infantil é exposto a produtos com açúcar, gorduras saturadas, processados e ultraprocessados que são vendidos em pacotes com cores chamativas e fotos instigantes. Mas que, quando consumidos em excesso, são muito prejudiciais à saúde e contribuem para o aumento de casos de obesidade infantil.

Assimilando a importância da boa alimentação da criança durante a fase de desenvolvimento, pais e responsáveis devem evitar ter em casa grandes quantidades de salgadinhos, biscoitos industrializados, refrigerantes, etc.

Torne os alimentos saudáveis mais atrativos

Inspirados na indústria que capricha nas embalagens de alimentos nem tão saudáveis, pais e responsáveis que buscam ajudar seus filhos a comerem melhor podem fazer o mesmo, apresentando alimentos bons de forma mais atrativa. Um exemplo que funciona é desenhar um rosto com a salada ou servir frutas em um espetinho. Aí também surge a oportunidade de misturar esses pratos ‘divertidos’ com comidas nem tão aceitas pelos pequenos, como beterraba e brócolis.

Aposte em uma horta caseira

Além de facilitar o acesso e consumo de produtos orgânicos, a criação de uma horta caseira pode ajudar seu filho a entender melhor a importância da boa alimentação durante a fase de desenvolvimento. Envolva o pequeno em todas as etapas, desde a plantação, até o cuidado e colheita das frutas, legumes e verduras, desenvolvendo a expectativa para seu consumo.

Leia mais sobre o assunto nos livros do Kit Alimentação Infantil, da Sinopsys Editora, disponibilizado no portal Toctoctoc – Saúde emocional da família em sua porta.

Deixe um comentário

Seu comentário será moderado antes de ser publicado.

Seu endereço de e-mail não será publicado.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *