fechar
Autonomia infantil: como ajudar seu filho a ser independente

Autonomia infantil: como ajudar seu filho a ser independente

  • 30 de agosto de 2021
  • Postado por: Toctoctoc

Estimular a autonomia infantil pode ser uma tarefa complexa para pais ou outros responsáveis, mas necessária. Isso porque, ainda que a criança seja frágil e vulnerável, é fundamental incentivar a independência e a autoconfiança desde cedo para seu desenvolvimento saudável.

Além de conscientizar os pequenos a respeito da relevância de suas ações sobre si e sobre o mundo, o estímulo à autonomia infantil ajuda a formar adultos equilibrados emocionalmente e bem-sucedidos na vida pessoal, acadêmica e profissional.

Não basta, no entanto, deixar que as crianças tomem decisões sozinhas – o que inclui escolher as próprias roupas, comer com as próprias mãos e saber amarrar os cadarços dos sapatos. É preciso explicar a importância de cada uma dessas ações e ensiná-las a fazerem escolhas coerentes e assertivas.

Para que a autonomia infantil funcione, a autoconfiança e o sentimento de eficiência precisam andar lado a lado com os pequenos. Por isso, além de orientar sobre a necessidade de fazer escolhas corretas, é essencial apoiá-los sempre que tomarem decisões certas, além de ponderar na hora de corrigir atitudes erradas.

A conquista da autonomia infantil também envolve dar tempo ao tempo de cada criança.

DESFRALDE

O desfralde é um dos momentos mais significativos e esperados do desenvolvimento infantil. Ele mostra que o pequeno conquistou certo nível de autonomia, independência e maturidade, representando também a prova definitiva de que não é mais um bebê.

Justamente por isso, alguns cuidadores ficam ansiosos para que a criança seja logo promovida à calcinha ou à cueca. O que, mesmo sem querer, pode acelerar o processo e atropelar o tempo.

No livro ‘Tchau, tchau, fraldinhas’, escrito pela psicóloga Malucha Nunes Caetano Pacheco, é possível acompanhar a jornada para o desfralde e o papel de toda a família nesse processo de maneira lúdica, tranquila e eficiente.

BICO

O momento de largar a chupeta também faz parte da conquista da autonomia infantil e precisa ter a atenção dos cuidadores.

Afinal, trata-se de um objeto de transição que traz calma e segurança para os pequenos em seus primeiros anos de vida, para satisfazer sua necessidade básica de sugar, mas que, com o tempo, precisa ser abandonado para não prejudicar seu desenvolvimento físico e psíquico.

O livro ‘Nina e a estrela de amigos-bico’, de autoria da psicóloga Joana Helena Siota, complementa o processo de retirada do bico da maneira como toda mudança deve ocorrer para evitar traumas: com segurança, apoio e tranquilidade.

PREVENÇÃO AO ABUSO

Já o livro ‘O que eu já sou capaz de fazer? Aprendendo sobre desenvolvimento infantil e prevenção de abuso’ traz informações fundamentais sobre o desenvolvimento e a autonomia infantil e dicas para abordar com os menores a prevenção do abuso na infância e adolescência.

De autoria das psicólogas Cristiane Flôres Bortoncello e Fabíola Salustiano e da psiquiatra Neusa Aita Agne, a obra objetiva psicoeducar crianças e adolescentes sobre a importância da autonomia e da prevenção do abuso, um tema difícil de ser abordado pelas famílias.

De forma lúdica, mostra o desenvolvimento infantil e as descobertas do corpo. É um recurso auxiliar para cuidadores e para profissionais abordarem o tema que ainda é um tabu para muitas pessoas.

Deixe um comentário

Seu comentário será moderado antes de ser publicado.

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *